Convênio para apoio a micro e pequenas empresas é assinado em Uberlândia

31/10/2019 • Gestão Municipal

Parceria entre o município e o Sebrae pretende auxiliar a gestão e desenvolvimento econômico de empreendimentos da cidade.

Por Guilherme Gonçalves, G1 Triângulo e Alto Paranaíba

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), anunciou em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (30), o projeto Agente Local de Inovação (ALI). A iniciativa é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como objetivo o desenvolvimento de 360 micro e pequenas empresas da cidade.

O projeto contará com aporte financeiro de R$ 113,4 mil da Prefeitura e R$ 700 mil do Sebrae. Não haverá custos para as empresas que participarem.

“Serão contratados Agentes Locais de Inovação que desenvolverão estratégias voltadas para o crescimento dos negócios, no sentido de implementar boas práticas, que visam o aprimoramento técnico-profissional, tanto do empreendedor, quanto dos funcionários das empresas”, afirmou Raphael Leles, secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Turismo.

As inscrições para o Agente Local de Inovação começam nesta quinta-feira (31) e poderão ser feitas até o dia 7 de novembro. O cadastro deve ser feito presencialmente pelo dono da empresa no escritório local do Sebrae, que fica na Avenida João Naves de Ávila, 2.627, no Centro, das 8h30 às 17h30.

A seleção vai obedecer a ordem de chegada e os empreendedores saberão já no momento da inscrição se foram selecionados para o projeto.

Iniciativa

Raphael explicou ainda que os agentes serão o elo entre um agente sênior e os empresários, e que deverão apresentar as estratégias de gestão e desenvolvimento. “Os agentes irão duas vezes por mês em cada empresa, o restante da consultoria será feita a distância, ou seja, terá a participação efetiva do empreendedor em aplicar as práticas que serão apresentadas pelos consultores”, completou.

Odelmo Leão afirmou que o ALI busca fortalecer o micro e o pequeno empresário, além de consolidar o desenvolvimento econômico. “O nosso trabalho tem sido o de garantir um cenário de estabilidade e confiança com nosso empresário. O ALI vem para somar: nós vamos levar até as empresas, profissionais capacitados para ajudar a fortalecer os empreendimentos”, disse Leão.

Já o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, apontou que projetos como o ALI colaboram para a saída do país da recessão econômica. “A saída de uma crise, de uma recessão econômica, obrigatoriamente passa pelos pequenos negócios. Investir nos pequenos negócios é fazer com que o crescimento, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda aconteça nos territórios”, disse Cruz.

Assista ao vídeo acessando o link abaixo:

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-2edicao/videos/v/prefeitura-de-uberlandia-e-sebrae-anunciam-parceria-para-desenvolvimento-de-empresas/8047738/