Cruzeiro inaugura 16ª Sala do Empreendedor do DF

04/12/2017 • Sala do Empreendedor

Espaço de atendimento empresarial funciona dentro da Feira Permanente

A Administração Regional do Cruzeiro (AR) inaugurou, em 28 de setembro, a 16ª Sala do Empreendedor (SE) do Distrito Federal. O espaço de atendimento empresarial funciona dentro da Feira Permanente da Região Administrativa (RA). Esta é a segunda SE a funcionar fora da sede de uma AR. “Atendemos a uma demanda dos feirantes. Nossa ideia é facilitar a vida dos empreendedores, contribuindo com a formalização e regularização dos negócios”, destacou Hélio Santos, administrador regional do Cruzeiro, durante a inauguração.

Para a presidente da Associação da Feira Permanente do Cruzeiro, Naira Moraes, a sala é uma grande conquista, sobretudo para os microempreendedores individuais. “Poderemos resolver várias burocracias aqui mesmo, como emitir boletos e fazer a declaração do Imposto de Renda”, diz Naira, que tem um salão de beleza há mais de 20 anos no mercado.

Neuza Moura, dona do restaurante Gandaia — que iniciou as atividades há mais de 30 anos, quando a feira ainda era de madeira —, acredita que a SE contribuirá para o aumento do movimento. “As pessoas virão aqui em busca de informação. Então, acho que o número de clientes aumentará, o que é muito bom para os nossos negócios”, comemora Neuza.

O deputado distrital Agaciel Maia prestigiou a inauguração da Sala do Empreendedor na Feira Permanente do Cruzeiro. De acordo com o parlamentar, a inciativa fortalecerá a veia empreendedora da Região Administrativa. “É uma motivação a mais para as pessoas empreenderem. A parceria com o Sebrae no DF é importantíssima para que os agentes de desenvolvimento façam um atendimento qualificado e os empreendedores sejam bem orientados”, lembra o deputado.

Na Sala do Empreendedor, os visitantes têm acesso a diversos serviços, como fazer o cadastro como microempreendedor individual, ter seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, alterar os dados e até dar baixa no CNPJ, além de solicitar o licenciamento da empresa e fazer o parcelamento de dívidas. Os empresários também podem aproveitar para tirar dúvidas sobre diversos temas, como gestão financeira, marketing e legislação, e fazer capacitações sobre esses e outros assuntos.

De janeiro a setembro, as Salas do Empreendedor atenderam mais de 37 mil pessoas nas Regiões Administrativas. “O principal objetivo das Salas do Empreendedor é promover a descentralização do atendimento e levar conhecimento e informação para o maior número possível de empreendedores, visando ao desenvolvimento local, por meio da geração de emprego e renda”, explica Ana Emília de Andrade, gestora de projetos na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae no DF.

As SEs são de responsabilidade das Administrações Regionais e o Sebrae no DF é um dos parceiros no projeto. Por meio de termo de cooperação, auxilia as equipes das ARs na criação das salas; capacita os Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs) para atender os empreendedores; fornece material informativo; e, quando demando, realiza em parceria capacitações para empresários. “O Sebrae no DF faz um trabalho de sensibilização junto aos administradores regionais para criar e manter um ambiente empresarial neutro, onde os empreendedores locais se sintam acolhidos e possam ali solucionar problemas e fortalecer sua empresa”, diz Ana Emília.

Só no ano passado, o Sebrae no DF capacitou 60 ADTs, que saem preparados para agilizar o processo de abertura de novas empresas, regularizar atividades informais e oferecer serviços aos microempreendedores individuais. Tânia Santos fez o curso e é ADT da Administração Regional do Cruzeiro. “Estamos preparados para facilitar a vida dos donos de pequenas empresas que, na maioria das vezes, acumulam responsabilidades na gestão do negócio. São eles que mais precisam deste atendimento de excelência”, explica a agente.

Hoje, em algumas Salas do Empreendedor, já é possível acessar linhas de crédito e serviços financeiros. Na Estrutural, os empreendedores podem pegar dinheiro emprestado com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Crescer, e em Planaltina, com o Prospera, iniciativa do Governo do Distrito Federal, a fim de promover geração de renda e trabalho.

Confira o endereço da Sala do Empreendedor mais próxima de você:

Brazlândia – Administração Regional de Brazlândia (AE 4 Lt. 1, St. Tradicional – CEP 72720640)

Candangolândia – Administração Regional da Candangolândia (AE 1, Rua dos Transportes – CEP 72000000)

Ceilândia – Administração Regional da Ceilândia (QNM 13 Md. B AE, Ceilândia Sul – CEP 72215130)

Cruzeiro – Feira Permanente do Cruzeiro (Qd. 811, Cruzeiro Novo – CEP 70297400)

Estrutural – Administração Regional da Estrutural (St. Central AE 5 – CEP 7125505)

Gama – Administração Regional do Gama (AE S/N St. Central – CEP 72045610)

Guará II – Administração Regional do Guará (QE 25 AE do CAVE – CEP 71025900)

Itapoã – Administração Regional do Itapoã (Qd. 378 Cj. A AE 4 – CEP 71570000)

Lago Norte – Administração Regional do Lago Norte (SHIN CA 5 Cj. J Bl. A e B – CEP 71503507)

Planaltina – Administração Regional de Planaltina (Av. Uberdan Cardoso, St. Administrativo – CEP 73380000)

Paranoá – Administração Regional do Paranoá (Praça Central Lt. 1 – CEP 71570050)

Recanto das Emas – Administração Regional do Recanto das Emas (Ch. 3 Av. Vargem da Benção – CEP 70297400)

Riacho Fundo I – Administração Regional do Riacho Fundo I (Área Central 3 Lt. 6 – CEP 71810300)

Santa Maria – Administração Regional de Santa Maria (Centro Urbano Qd. Central 1 Cj. H Lt. 1 – CEP 72535080)

São Sebastião – Administração Regional de São Sebastião (Qd. 101 Cj. 8 AE S/N – CEP 71692090)

Varjão – Casa da Cultura (Qd. 2 Cj. A Lt. 13/14 – CEP 70297400).