Jaqueline Brito Alves

Agente de Desenvolvimento Local de Amapá/AP


Do município do Amapá, que leva o mesmo nome do Estado ao qual ele pertence, vem a agente de desenvolvimento Jaqueline Brito Alves. Professora concursada da rede municipal, Jaqueline assumiu a função de AD em julho de 2013 focada no desenvolvimento a partir do apoio ao empreendedorismo local.

Logo após o curso de formação, Jaqueline esmiuçou a Lei Geral para traçar um plano de ação no município que tem cerca de 9 mil habitantes. “A Lei apresenta várias critérios para começar a colocar o nosso trabalho em prática. Sentei junto com o prefeito para analisarmos as necessidades que seriam atendidas primeiro”, destaca a AD.

A reforma da Sala do Empreendedor deu status de Centro para o espaço (Foto: Divulgação)
O primeiro passo foi a conquista do espaço da Sala do Empreendedor para a comunidade ter uma referência e se apropriar dos serviços voltados ao empreendedorismo. Após a reforma, o espaço ganhou o status de Centro.

Ao contrário de outros municípios, Jaqueline optou por não atuar com foco apenas nas formalizações inicialmente. A falta de cultura empreendedora na cidade a levaram a intensificar o relacionamento com os empreendedores e as capacitações. Para isso, contou com a parceria  de instituições como o Sebrae, Senai e Sest Senat “Os primeiros seis meses foram os mais difíceis. Eu tive muita resistência por parte daqueles que não sabiam quem eu era e nem como o meu trabalho poderia contribuir com os pequenos negócios. Eu tive que criar essa consciência e formar vínculos”, conta Jaqueline.

Capacitações no Centro do Empreendedor registraram grande procura por parte dos empresários locais (Foto: Divulgação)
A aposta da agente de desenvolvimento de investir na informação, na orientação, e na capacitação deu certo e, cerca de um ano e meio depois , despertou no município uma confiança no empreendedorismo.  Fato confirmado pela consultora do Sebrae, Julieta Monteiro dos Santos. Julieta acompanhou o trabalho de Jaqueline em 2014, por meio das capacitações em que ela atuou.

“Percebemos uma clara evolução tanto nas presenças nas capacitações quanto no retorno por parte dos participantes. No primeiro curso que oferecemos, tivemos dificuldades de agregar os participantes e foi preciso remarcá-lo duas vezes. Nas últimas oficinas o resultado foi surpreendente”, destaca Julieta que credita o aumento do interesse dos empresários de Amapá, a articulação da agente de desenvolvimento com a comunidade.

Em um ano e meio de atuação, a AD procura manter um bom relacionamento não só com os empresários, mas com todos os segmentos sociais de Amapá. “Tenho envolvimento em praticamente todos os assuntos. Tudo passa por aqui”, comenta Jaqueline.

O incentivo ao empreendedorismo trouxe transformações para os pequenos negócios no município. É o caso Juracema Santos da Silva, proprietária do restaurante Raro Sabor, que mesmo já registrada tinha dificuldades para impulsionar o seu empreendimento. As capacitações oferecidas pelo Centro do Empreendedor e realizadas por sua equipe a levaram a encarar o trabalho de outra forma. ‘

“Fizemos vários cursos, principalmente o de atendimento ao cliente que nos mostrou como poderíamos melhorar o nosso dia a dia com o público”, conta Juracema. “Não tínhamos ninguém que se preocupasse com essas questões antes, a Jaqueline faz um excelente trabalho, sabemos que podemos contar com ela sempre que preciso”.

Entre os próximos passos da agente de desenvolvimento, durante o ano de 2015, está o incentivo as formalizações, para isso ela deve contar com uma equipe maior que vai auxiliar esse trabalho no Centro.