Altair Aparecido Toniolo

Agente de Desenvolvimento Local de Lençóis Paulista/SP


Para suprir a necessidade de um espaço voltado tanto para a geração de emprego e renda quanto para o apoio às micro e pequenas empresas, foi criado em 2011 o Centro do Empreendedor de Lençóis Paulista (SP).  À frente dessa iniciativa está o Agente de Desenvolvimento Altair Aparecido Toniolo, que atua no município desde 2009. A estrutura concentra as ações de apoio às micro e pequenas empresas em um só lugar, agilizando as demandas dos empreendedores. O trabalho desenvolvido por Altair no Centro ganhou reconhecimento não só local, mas também no concurso de artigos promovido pelo convênio entre Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em outubro de 2013.Com o trabalho em que esmiúça o projeto, o Agente conquistou o primeiro lugar −e voltaria a vencer outro concurso lançado pelo convênio CNM/Sebrae, desta vez focado em sustentabilidade, em maio de 2014.

“A implantação do Centro do Empreendedor – Tudo em um só lugar encontrou limitantes que precisaram ser ultrapassados, como quantidade e qualificação dos recursos humanos, poucos recursos  financeiros, equipamentos e estabelecimento de parcerias”, lembra Altair. “Nem sempre todas as soluções estavam em nossas mãos. Foi preciso muita determinação de toda a equipe, envolvimento e comprometimento do poder público local e muito, muito trabalho.”

O Agente de Desenvolvimento de Lençóis Paulista, recebe o prêmio de 1º lugar no Concurso de Artigos, das mãos de Cecília Miranda, em 2013 (Foto: Lotus)
No Centro, são oferecidos duas dezenas de programas e serviços, entre eles a Gestão do Distrito Empresarial, PAE/Sebrae, Escola de Negócios, Banco do Povo Paulista, Casa do Artesão, ProgramaTime do Emprego e Incubadora de Empreendedores, entre outros.

Com o aumento das atividades ao longo destes três anos, a estrutura física do Centro do Empreendedor passou a não suportar mais acomodação da incubadora de empresas.Pensando nisso, a criação de um Condomínio Empresarial em Lençóis Paulista já foi licitada,e previsão de entrega da empresa ganhadora é no primeiro trimestre de 2015.O Condomínio vai oferecer espaço gratuito a pequenas empresas, com os serviços do Centro do Empreendedor para aperfeiçoar a gestão do negócio. A estrutura de cerca de 5000 disponibilizará refeitórios, banheiros, sala de reuniões e sala administrativa aos usuários.

Além do Centro do Empreendedor, Altair atua focado na relação entre a Administração Pública e o empreendedorismo. Ele acredita que o empreendedorismo é uma alternativa de desenvolvimento capaz de mudar realidades e pode prover o município de soluções que aumentem a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios.

A fotógrafa Cintia Duarte, proprietária da Cintia Fotografias, é um exemplo disso. Mesmo já formalizada quando conheceu Altair e o Centro do Empreendedor, considera que o apoio do Agente de Desenvolvimento foi primordial para a profissionalização e o crescimento de sua empresa. Ela destaca a relacionamento com os órgãos públicos uma grande conquista de sua empresa:

Altair e os outros premiados do Concurso de Artigos sobre Iniciativas de Estímulo à Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas, em 2014 (Foto: Agência CNM)
“O Altair mudou a minha forma de administrar.Aprendi a focar nos resultados, ele contribuiu com a profissionalização do meu trabalho. Teve um workshop que me marcou muito, foi o Altair que me indicou. Era sobre prestação de serviços para órgãos públicos. Algum tempo depois, abriu uma licitação na prefeitura daqui e, como eu já estava por dentro de como funcionava, consegui atender todos os requisitos e acabei ganhando a licitação por 12 meses”.

A relação entre a gestão pública e o empreendedorismo foi tema dotexto premiado no Concurso de Artigos sobre Políticas Públicas de Estímulo à Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas, promovido neste ano. O artigo destacou uma série de iniciativas desenvolvidas no município, bons exemplos, capazes de serem replicados por outros pontos do país. Entre eles, sistema de governança: visão holística sobre a gestão municipal, terreno gratuito para quem investir no município, disponibilização gratuita de capacitação técnica gerencial, acesso ao crédito rápido, fácil e barato, informação mais perto do empreendedor, novos negócios e melhor gestão,  oferta de mão de obra qualificada e capacidade de investimento, entre outros.

A determinação de Altair foi além da criação do Centro do Empreendedor e da implantação de inúmeros programas de apoio ao desenvolvimento local. Sempre buscando inovações,o Agente e sua equipe lançaram, neste ano, um aplicativo de celular gratuito que atualiza os empreendedores de todos os eventos do Centro, como cursos, palestras, treinamentos e oportunidades de emprego. O caminho para baixá-lo é www.app.vc/centrodoempreendedor. “O App foi uma aposta que está dando certo. Já contamos com mais de 200 acessos e funciona em qualquer plataforma de celular”, destaca Altair.