Empreendedorismo na sala de aula: alunos realizam feira JEPP

02/10/2019 • Empreendedorismo

Iniciativa envolveu professores, alunos e familiares em práticas voltadas à liderança e ao empreendedorismo 

Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora, o Colégio Santíssimo Senhor realizou com seus alunos mais uma edição da feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nessa sexta-feira (27), no ginásio de esportes da instituição. Na Feira, os estudantes comercializaram produtos e serviços desenvolvidos por eles ao longo do semestre.

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) acontece desde 2015 na escola, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que inclui metodologias diferenciadas para cada nível de escolaridade.  

Durante todo o ano, os professores, que passaram por um treinamento do Sebrae, desenvolveram atividades voltadas para a simulação de uma miniempresa. Assim, as crianças aprenderam os primeiros passos de um empreendedor, por meio da elaboração de um plano de negócios, que engloba pesquisa de mercado, confecção de produtos para a venda e atendimento ao cliente.

A Feira
Durante a Feira do JEPP cada turma foi responsável por comercializar um tipo diferente de produto: ervas aromáticas (1ºs anos), Frutas e derivados (2ºs anos), brinquedos ecológicos (3ºs anos), locadora de brinquedos (4ºs anos) e Sabores e cores (5ºs anos).

A proposta do JEPP é fazer que os alunos trabalhem desde a produção à comercialização, estimulando-os assim a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. Todo o dinheiro arrecadado será revertido em benefício dos próprios alunos com um passeio pedagógico.

Educação Financeira x BNCC

Em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu a Educação financeira entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o Brasil. 

Estimular, desde cedo, comportamentos empreendedores nas escolas contribui para a criação de jovens e adultos mais capacitados a abrir e conduzir novos negócios, além de pessoas com atitudes que farão a diferença em qualquer área da vida.