Empretec: uma jornada em busca de empreendedores de sucesso

04/10/2019 • Educação Empreendedora
 Empretec: uma jornada em busca de empreendedores de sucesso
Foto: Sebrae/Divulgação

O seminário, promovido pelo Sebrae, é uma imersão de seis dias de dedicação completa, que tem como propósito desenvolver competências empreendedoras

Uma jornada dentro de si mesmo capaz de revelar um perfil de empreendedor de sucesso. Esse é o principal objetivo do Empretec, programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que é operacionalizado no Brasil pelo Sebrae há 25 anos.

O seminário é uma imersão de seis dias de dedicação completa, que tem como propósito desenvolver competências empreendedoras. Sua metodologia foi desenvolvida para fazer com que os inscritos vivenciem, por meio de atividades dinâmicas e jogos, situações em que eles possam identificar com clareza seus pontos fortes e fracos como empreendedores.

O Empretec busca desenvolver dez características empreendedoras, que são: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

Para isso, o seminário utiliza ferramentas, como design thinking, persona, modelagem de negócios, pitch elevator, e plano de ação.

“Os participantes do seminário acabam tendo primeiro uma clareza maior a respeito do seu perfil. Eles têm a oportunidade de experimentar novos comportamentos, novos desafios e tendem a sair de lá muito mais fortalecidos, seja para empreender pela primeira vez, seja para buscar novos desafios e entendimentos que já são formados por eles no mercado. Enfim, o Empretec dá um upgrade em termos de possibilidade de empreendimentos que estejam com uma chance maior de sucesso”, explica a consultora do Sebrae/ES e facilitadora do Empretec, Liana Almeida de Figueiredo.

PROTAGONISMO

Por ser uma metodologia vivencial, em que o participante é ativo, o Empretec se diferencia dos treinamentos convencionais. Nele, não há um professor na frente de uma sala cheia de ouvintes, falando o tempo inteiro. Os orientadores são chamados de facilitadores, todos credenciados pela ONU e com mais de 370 horas de formação.

Os inscritos são protagonistas do curso, e a cada módulo são desafiados diante de situações de negócios em que são estimulados a encontrar soluções. E independentemente da alternativa encontrada, os participantes aprendem com cada etapa.

No Sebrae do Espírito Santo, 13 mil pessoas já passaram pela formação. No país, 250 mil. Em média, ocorre um seminário por mês em Vitória, fora a agenda nas cidades do interior do Estado. É uma imersão de seis dias, das 8h às 18 horas.

Esta imersão vem ajudando empreendedores do Espírito Santo na condução de seus negócios, e há casos em que a própria empresa nasceu durante a semana de realização do Empretec.

Dentre os resultados do seminário, estão melhora no desempenho empresarial, mais segurança nas decisões, melhor planejamento, aumento das chances de sucesso e ampliação da visão de oportunidade.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Empretec, é preciso primeiro fazer inscrição no site do Sebrae (http://www.empretec.sebrae.com.br/#/inscricao). Depois que esse questionário é analisado, o interessado é convidado para uma entrevista.

“É essa entrevista que dá condições para a gente mapear se a pessoa está no momento para essa vivência, do ponto de vista até mesmo emocional, porque, como é puxado, a pessoa tem que estar vivendo um momento favorável a mergulhar dentro de si”, explica Liana.

Após o seminário, o Sebrae promove um encontro 21 dias depois, em que os “empretecos” – como são chamados os participantes do curso – são incentivados a ter um planejamento pós-curso, para desenvolver, no dia a dia, situações para fortalecer os comportamentos empreendedores.

Mesmo com 25 anos de existência no Brasil, o Empretec se mantém atual às exigências do mercado, que vem passando por transformação tecnológica. Embora a abordagem seja comportamental, o curso trata da questão da inovação, de forma que o empreendedor tenha um modelo de negócio que seja adequado a essa nova realidade competitiva.

O investimento para participação no Empretec é de R$ 1.000,00. Esse valor pode ser parcelado em até 1 + 4 vezes no cheque ou em 10 parcelas no cartão de crédito.