Porto Velho irá participar do programa Cidade Empreendedora

30/03/2021 • Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae RO firmaram a adesão ao Programa Cidade Empreendedora.

A Prefeitura de Porto Velho e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) firmaram a adesão ao Programa Cidade Empreendedora. O Prefeito Hildon Chaves e sua equipe técnica perceberam a importância para o desenvolvimento econômico da capital, uma vez que a iniciativa do Sebrae tem em sua base de atuação a verificação de critérios que medem o nível de empreendedorismo de um município.

Isto é, como as políticas públicas adotadas por gestores públicos favorecem (ou não) a geração e negócios, especialmente no âmbito dos pequenos negócios, que representam, afinal, mais de 98% do tecido empresarial instalado no país, não sendo diferente em nível dos municípios.

“O Programa Cidade Empreendedora será um grande aliado junto ao Poder Público municipal pois acaba sendo transversal. Em seus eixos de atuação, pode-se verificar o nível de desburocratização, favorecendo a formalização e criação e mais empreendimentos, o nível de desenvolvimento sustentável, de educação empreendedora, ajudando a disseminar uma cultura mais proativa desde cedo, enfim, são dez eixos que o gestor e sua equipe técnica podem se apoiar e ao final e tudo isso, gerar negócios, emprego e renda”, disse Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

Programa estimula o empreendedorismo

É uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae Nacional e adaptado à realidade de Rondônia, o Cidade Empreendedora é um projeto onde os municípios são avaliados através de vários eixos de desenvolvimento, buscando alcançar um nível de empreendedorismo satisfatório voltados para fomentar a geração de negócios e oportunidades.

Em seu arcabouço, o Cidade Empreendedora está intimamente ligado à Lei Complementar 123/2006, a chamada Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

Para o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, o que for identificado como oportunidade de melhoria nos municípios, o Sebrae também pode auxiliar.

“Faremos um diagnóstico da situação do município, onde será possível identificar quais vetores podemos contribuir com nosso portfólio de soluções que concorram para uma melhor performance do município”, disse Samuel.

Neste momento, a equipe técnica do Sebrae já apresentou o programa para 41 gestores municipais, dos quais, 15 já assinaram o Termo de Adesão ao programa e 26 já encaminharam a sua formalização, evidenciando a importância do Cidade Empreendedora junto aos prefeitos de Rondônia, com 100% de adesão à iniciativa. (A.I.)