Sebrae mobiliza empresários a manterem protocolos de segurança e higiene

18/02/2021 • Protocolos

O Sebrae lançou a a campanha “Cuidados de mobilização dos donos de pequenos negócios e clientes” para que continuem atentos às medidas de segurança e higiene para a prevenção da Covid-19. A ideia é reforçar a importância da adoção dos protocolos de saúde e segurança para que não haja um retrocesso no enfrentamento da pandemia e, consequentemente, prejuízos para o funcionamento das micro e pequenas empresas.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, embora muitos pequenos negócios já estejam funcionando, observa-se que ainda não houve uma recuperação total da demanda. “Manter a atividade funcionando é vital para a pequena empresa, então é preciso uma conscientização de que não podemos retroceder neste movimento e que a retomada consistente das atividades também depende disso”, explica.

No Portal Sebrae, por exemplo, o empresário encontra uma página exclusiva com conteúdos personalizados por segmento, vídeos orientativos, infográficos, modelos de materiais de sinalização para download, além de acesso aos e-books dos protocolos de retomada segura de 36 atividades econômicas no setor de alimentação, automotivo, varejo, serviços educacionais, economia criativa, logística e transporte, indústria, turismo, artesanato, construção civil, saúde e bem-estar, beleza, moda, negócios pet. Todo material está disponível gratuitamente. Clique aqui para conhecer.

Orientações para funcionar com segurança

  • Garanta o cumprimento das medidas de prevenção, observando as orientações e recomendações dos protocolos de segurança e higiene disponíveis.
  • Acompanhe o estado de saúde dos seus colaboradores e família. Institua mecanismos e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar se estiverem doentes ou com sintomas.
  • Exija o uso de máscara dentro do estabelecimento. Oriente todos os trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo novo coronavírus e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção.
  • Disponibilize álcool em gel 70% em pontos estratégicos do seu estabelecimento.
  • Comunique aos clientes que seu negócio é comprometido com a segurança para que eles se sintam seguros. Treine a equipe para falar sobre as medidas de prevenção e utilize cartazes dentro do estabelecimento para informar as boas práticas.
  • Evite aglomerações no seu estabelecimento. As medidas de distanciamento social continuam valendo, por isso, realize o controle e saída de clientes, movimentação de colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
  • Seja responsável, pois suas atitudes ajudam a preservar a saúde das pessoas e a saúde também do seu negócio.