Sebrae-SP divulga vencedores do prêmio Prefeito Empreendedor – Mario Covas

29/05/2019 • Gestão Municipal

Iniciativa reconhece e dissemina boas políticas públicas municipais de estímulo ao desenvolvimento das pequenas empresas

Sebrae-SP

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 47852704852_a32e6fd899_b.Sebrae-SP.jpg

O Sebrae-SP realizou no dia 21 de maio, em São Paulo, a cerimônia de premiação da etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mario Covas. O concurso reconhece os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. Com o prêmio, o Sebrae joga luz e ajuda a disseminar projetos de estímulo à modernização da gestão pública e ao surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios.

Em São Paulo, oito categorias foram premiadas, sendo que duas delas, de maneira inédita: “Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico” e “Empreendedorismo na Escola”. As demais são: “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, “Pequenos Negócios no Campo”, “Inovação e Sustentabilidade”, “Desburocratização e Implementação da Redesimples”, “Inclusão Produtiva” e “Apoio ao MEI”. Abaixo, há mais informações sobre os projetos premiados.

O diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, revelou na oportunidade que a entidade está selecionando os melhores projetos existentes no banco políticas públicas alimentado ao longo dos dez anos da premiação. “São programas que podem ajudar o Brasil a avançar na geração de emprego e renda, liderados pelos prefeitos, que são os grandes catalisadores dessas ações”, disse Melles.

Foram 137 projetos inscritos em todo o estado de São Paulo, resultando em 23 finalistas em oito categorias. Os gestores que apresentaram projetos consistentes, que contemplam políticas públicas visando o desenvolvimento econômico e social através do incentivo ao empreendedorismo, serão homenageados com o selo “Prefeito Empreendedor”.

“Para mim é uma grande honra reconhecer os prefeitos que estão transformando o empreendedorismo, o agente público que fomenta os projetos neste sentido”, afirma o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles. Para ele, os prefeitos são ˜semeadores que cultivam as raízes fortes do empreendedorismo” e que os frutos já estão aparecendo, como os mais de 150 mil empregos gerados pelas pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo no ano passado.

Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP, destaca a importância de premiar as lideranças públicas que, durante sua gestão, se empenharam em melhorar o ambiente empreendedor em seus municípios. “O Sebrae-SP vê o administrador municipal como um grande aliado para a implementação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios. E esta parceria tem gerado ótimos resultados como os mais de 80 projetos que serão reconhecidos nessa premiação”. 

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Mário Covas faz parte da premiação nacional, que está em sua 10ª edição. Os vencedores da etapa estadual concorrerão com os projetos selecionados de todo o País para a premiação nacional, que ocorrerá em 05 de junho, em Brasília Realizada a cada dois anos, a premiação é concedida aos prefeitos de todo o Brasil e aos administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha.

:: Lista dos vencedores do Estado de São Paulo ::

Limeira – Mario Celso Botion

1º lugar na categoria: “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” com o projeto “Estimulando os micro e pequenos empreendedores” locais.  Destaque do projeto: transparência nas compras governamentais e aumento das licitações exclusivas para MPES.

Garça – João Carlos dos Santos

1º lugar na categoria: “Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico” com o projeto “Indicação Geográfica dos Cafés da Região de Garça: Valorização e Resgate da História”. Destaque do projeto:  a atuação do poder público e a liderança frente a complexidade do projeto.

Mogi das Cruzes – Marcus Vinicius de Almeida e Melo

1º lugar na categoria: “Desburocratização e Implementação da Rede Simples” com o projeto “Sala do Empreendedor”. Destaque do projeto: Fluxo contínuo, sem filas, seleção bem-feita e espera mínima, com instalações de ótima qualidade, excelente conforto ao munícipe.

1º Lugar na categoria: “Inovação e Sustentabilidade” com o projeto “Polo digital”. Destaque do projeto: O nível de atividades no espaço, por empresas incubadas, eventos de interesse da comunidade empreendedora em tecnologia, com ampla programação de eventos.

Santo André – Paulo Serra

1º lugar na categoria: “Empreendedorismo na Escola” com o projeto “Nosso Jovem é nosso futuro – Programa Santo André rumo aos 500 anos”. Destaque do projeto: aplicação de mais de 20 projetos especiais e a inclusão entre eles do JEPP com alta aplicação na rede municipal.

São José do Rio Preto – Edinho Araújo

1º Lugar na categoria: “Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI” com o projeto “Rio Preto Terra de Oportunidades”. Destaque do projeto: O acompanhamento de perto do prefeito, visando em solucionar os problemas de emprego e renda na cidade.

Laranjal Paulista – Alcides de Moura Campos Junior

1º lugar na categoria: “Pequenos Negócios no Campo” como projeto “Agricultura familiar: Qualidade de vida para quem produz e consome”. Destaque do projeto: Convênio para fornecimento de merenda nas escolas estaduais do município, melhorando a qualidade na alimentação dos alunos da cidade.

Porto Ferreira – Rômulo Luís de Lima Ripa

1º lugar na categoria: “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios” com o projeto “Desenvolve Porto Ferreira”. Destaque do projeto: A amplitude do projeto que envolve todas os segmentos da cidade e o cuidado com foco na MPES.