Espaço Empreendedor: 1868 atendimentos em agosto de 2019

06/09/2019 • Sala do Empreendedor

Desde janeiro, foram 9.763 registros no EE

Referência no atendimento especializado para quem deseja investir em um novo negócio na cidade, o Espaço Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, registrou 1.868 atendimentos no mês de agosto, o maior registrado nos últimos dois anos. Desde janeiro de 2019 foram 9.763 atendimentos no Espaço Empreendedor.

Do total de atendimentos, 1403 foram referentes a Jucerja – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro – como informações sobre MEI (Microempreendedor Individual), alvará, nota fiscal eletrônica e viabilidade, registro de empresas, protocolo, autenticação de livro e consultoria jurídica. Outros 462 foram referentes a serviços de outras secretarias e departamentos: Incentivos ficais, Protocolo geral, solicitação de microcrédito e consultoria empresarial.

“Quem deseja investir em um novo negócio tem pressa e precisa contar com a desburocratização dos serviços para avançar. E é justamente pensando em facilitar a vida dos empreendedores que o EE oferece atendimento sem necessidade de atendimento prévio, além de um site onde os empreendedores podem ter mais informações sobre a cidade e os setores produtivos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Ao comparar os números de atendimentos no mesmo período do ano passado – entre janeiro e agosto de 2018 o EE registrou 6.700 atendimentos, é possível notar um aumento de 45% no total de atendimentos entre janeiro e agosto deste ano.

“Isso prova que o local se tornou uma referência no atendimento dos empreendedores. Para quem quer inovar ou aumentar o seu negócio, o EE ainda oferece consulta de viabilidade que é uma pesquisa para saber se um determinado empreendimento pode ser aberto em regiões específicas da cidade e o microcrédito da AgeRio”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Ainda com relação aos atendimentos de MEI, 212 alvarás foram expedidos para esse público em agosto. “Grande parte dos atendimentos diz respeito aos MEIs. E o atendimento no EE garante que todas as dúvidas e orientações sejam ofertadas para os novos empreendedores”, garante Eduardo Barbosa, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE.

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos.  O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.