Pequenas empresas podem ter consultoria grátis para se recuperarem pós-pandemia

23/06/2020 • Políticas Públicas

Ajuda da KPMG será em seis vertentes: planos comerciais, finanças e liquidez, cadeia de suprimentos, força de trabalho, aspectos trabalhistas e revisão de contratos

Por Nathália Larghi, Valor Investe — São Paulo

23/06/2020 05h45  Atualizado há 4 horas

A crise econômica trazida pelo coronavírus afetou principalmente as micro e pequenas empresas, que normalmente têm menos caixa para conseguir se adaptar e passar por um momento de crise. A fim de apoiá-las, a consultoria KPMG vai oferecer gratuitamente um atendimento tributário e subsídio na criação de plano de retomada de negócios para esses empresários.

No último mês, a KPMG já atendeu mais de 100 empresas dando consultoria gratuita por telefone com especialistas das áreas de impostos. Agora, a atuação será ampliada para ajudar esses empresários em seis vertentes: planos comerciais, finanças e liquidez, cadeira de suprimentos, força de trabalho, aspectos trabalhistas e revisão de contratos.

Nos planos comerciais, a consultoria vai ajudar o empresário a avaliar o desenvolvimento de novos canais de venda, como e-commerces, vai avaliar a possibilidade de novas fontes de receitas e a criação de novos canais de comunicação com os clientes.

Na parte de finanças e liquidez, a consultoria vai ajudar o empresário a organizar seu planejamento financeiro e fluxo de caixa. Na cadeia de suprimentos, a ideia é avaliar a situação dos principais fornecedores e dos estoques atuais, além de criar planos para assegurar o suprimento futuro.

Em relação à força de trabalho, a ideia é ajudar aos empresários a avaliar os impactos do retorno dos trabalhadores de forma gradual, além das medidas de flexibilização do horário de trabalho. Nos aspectos trabalhistas, a KPMG vai ajudar as empresas a verificar aplicabilidade das medidas adotadas pelo governo em relação às relações de trabalho e remuneração.