Prêmio Prefeito Empreendedor – Rosas dão visibilidade para o município de Maracás

29/05/2019 • Gestão Municipal

A segunda matéria da série Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor traz a história da produção de rosas no sudeste baiano. A primeira trouxe a agricultura familiar em Parauapebas (PA)

27/05/19 às 16:00 – Por: Redação

Uma realidade que foi transformada com rosas, palmas-de-santa-rita, gérberas, margaridas e cravos. A cidade baiana de Maracás que vivia o problema de desemprego teve como modelo de transformação o Programa Desenvolvimento Florista criado em 1997 e vencedor da 2ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) – 2002/2003. A cidade das flores do sudeste baiano gera ocupação e renda para centenas de famílias carentes todos os meses e dissemina modelo para o restante do estado. 

O reconhecimento veio por meio de muito esforço e dedicação da comunidade. Houve o incentivo do plantio de flores nos quintais das casas e da criação de associações comunitárias, formadas por desempregados e moradores interessados em participar do Programa. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconheceu a iniciativa criativa, em uma região que nunca havia pensado neste aproveitamento econômico. O projeto se disseminou entre os agricultores rurais, em especial, pelo apoio da Prefeitura, na época, que não mediu esforços para capacitar, orientar e fomentar o desenvolvimento da atividade”, explica o analista de Políticas Públicas do Sebrae, Maura Miraglia. 

Rotina

O Sebrae tem participado da capacitação de produtores para que eles possam trabalhar de forma mais cooperada, além de garantir apoio no manejo e em missões técnicas. O negócio ganhou força no estado e muitos produtores que hoje estão na atividade saíram de outras áreas para se dedicar à floricultura. O Sebrae na Bahia explica que o mercado está aberto e pode render boas colheitas. Para se ter uma ideia uma estufa de 480 metros quadrados, por exemplo, rende 150 pacotes de rosas por semana. Nacionalmente, Maracás já é famosa pela sua capacidade de produção e vem abastecendo muitas cidades brasileiras, reconhecimento que o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor não poderia deixar de fazer. 

X Edição

premiação nacional, acontece em Brasília, dia 5 de junho, a partir das 19h, na sede do Sebrae Nacional. Para comemorar os resultados alcançados, esta edição homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também foi prefeito de Belo Horizonte, no período de 1941 – 1945. O prêmio reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais, já que o crescimento econômico das cidades passa pela melhoria do ambiente dos pequenos negócios.